Pequenos Cuidados Grandes Resultados

Apesar da grande maioria das vezes escrever artigos voltado para o público da área de TI ou de Segurança, este post é voltado para o usuário final, aquele que recebe SPAM via e-mail e quando o filtro de proteção falha, ele acaba caindo na tentação de abrir a mensagem mesmo sem saber de quem é.

Semana passada aconteceu comigo algo parecido, recebi uma mensagem e o filtro de conteúdo do Hotmail não entendeu como sendo um SPAM e deixou passar. Primeiro passo é a regra Aponte e Olhe! Aponte o ponteiro do mouse para o arquivo atachado (item 1 da figura abaixo) e olhe na barra de status (item 2 da figura abaixo) para onde o arquivo está lhe encaminhando.

image

Note nesse caso que o arquivo atachado aparece com o ícone do Microsoft Word, uma tentativa de ludibrir o usuário final monstrando-se ser algo que não é. Pois ao verificar na barra de status verá que o destino do arquivo aponta para um arquivo EXE (executável). Este é o momento para você (usuário final) simplesmente deletar este arquivo e problema resolvido.

Porém, se você cometer o erro de clicar no arquivo, o Smart Screen do Internet Explorer vai lhe trazer o aviso abaixo pedindo para salvar ou executar o arquivo. Como regra geral, sempre salve primeiro, a não ser que você esteja 100% seguro da origem e tipo de arquivo.

image

Ao salvar o arquivo o SmarScreen vai identificar o arquivo como suspeito e exibir a mensagem abaixo, onde novamente sugere que você delete o arquivo.

image

Bem, até o momento você já teve duas chances de deletar o arquivo, e é justamente nestes pequenos detalhes que você observa antes de abrir uma mensagem suspeita que mora a chave da sua segurança. Fique atento, pois todos os dias milhares de SPAMs são enviados e por mais que o você tenha um filtro que identifique 99% destas mensagens, este 1% que passou pode ser fatal.

Stay safe!

Sobre Yuri Diogenes

I’m currently working as Senior Program Manager at C+E Security where I work mostly with Azure Security Center, Azure ATP, and ATA. I'm also Professor at EC-Council University for their Master degree in Cybersecurity program. Prior to work on this team at Microsoft, I worked as a Content Developer for Azure Security Center, Windows Security Team and Support Escalation Engineer at CSS Security Forefront Team. I have a Master of Science Degree in Cybersecurity Intelligence & Forensics at UTICA College, MBA at FGV Brazil and Post Graduate at UGF Brazil. Some IT industry certifications that I currently hold are CISSP, CyberSec First Responder, CompTIA CSA+, E|CEH, E|CSA, E|CHFI, E|CND, CyberSec First Responder, CompTIA, Security+, CompTIA Cloud Essentials Certified, CompTIA Network+, CompTIA Mobility+, CASP, CSA+, MCSE, MCTS and Microsoft Specialist - Azure. I'm a senior member of ISSA Fort Worth Chapter and a writer for ISSA Journal.
Esse post foi publicado em E-Mail Malicioso, Phishing, segurança, SPAM. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário