Uma Nova Certificação no Mercado

Olá Pessoal,

Em Março deste ano fui convidado para fazer uma prova Beta de Segurança que estava sendo lançada pela empresa Logical Operations, o nome da prova é: CyberSec First Responder. Confesso que em Março sabia pouco sobre essa empresa, mas como recebi o convite de uma fonte confiável e gostei do assunto da prova (que era primariamente acerca de Incident Response), resolvi fazer (ora mais, por que não tentar e ver como é, já que não tinha custo?). Pois bem, ontem recebi o email com o resultado, e fui aprovado:

CyberSec

Com isso o título que recebo é o seguinte:

LO_FirstResponder

Fiquei super feliz principalmente pelo fato de que não estudei nada para prova, usei os conhecimentos que tinha para passar, e foram suficientes. Não que a prova foi fácil, mas é que já faz um bom tempo que venho trabalhando com isso, e quando estava escrevendo o livro de Security+, existe um capítulo dedicado a isso, então na época pesquisei muito e estudei muito para fazer aquele capítulo. Mas e aí Yuri, vale a pena fazer a prova? Então, isso ainda é uma aposta, acho que a Logical Operations tem uma grande base aqui nos EUA, cerca de 30 anos de experiência no mercado e tem tudo para decolar. A prova é muito boa do ponto de vista técnico, agora é preciso ver como o mercado vai abraçar essa certificação. Pois não se trata apenas de ser uma certificação boa, o mercado tem que responder positivamente a ela e valorizar o profissional que tem esta certificação. Para mim foi interessante por fazer parte do Beta e também como uma forma de validar meus conhecimentos.

Será que devo fazer? Bem, se você mora no Brasil então acho que ainda é prematuro fazer, pois provavelmente aí nimguém conhece essa empresa. Agora, se você quer apenas obter os conhecimentos de Incident Response, essa pode ser uma boa. Agora se você quer obter os conhecimentos de Incident Response e ter a garantia que o mercado reconhece a certificação, então faça a prova GIAC Certified Incident Handler (GCIH) da GIAC.

Tu tem essa prova de GIAC, Yuri?
Cara, tenho não.

Por que macho?
Bem, por que o investimento para tê-la é alto, não me traz um retorno imediato e no momento não é minha prioridade.Como disse, fiz a CyberSec First Responder pois foi free, era Beta e era uma chance única de participar.

Essa semana recebi um e-mail de um leitor sobre esta questão de onde investir (CISSP ou CEH), e minha resposta foi:

Tudo neste momento é uma questão de você escolher baseado em um plano futuro e uma realidade atual, se pergunte:
– Aonde você quer chegar nessa área?
– Se você investir 6 meses estudando para CISSP, terá um retorno em 6 meses ou terás que amadurecer ainda como profissional para ter retorno? Baseado nesta resposta se pergunte: vale a pena o investimento?

Isso é o que chamamos de self assessment, somente você tem a capacidade de fazer este self assessment e olhar para os planos atuais, como executar e qual a visão de futuro (aonde quer chegar). Pode parecer uma resposta vaga, mas como eu disse, neste momento é preciso que você avalie o custo benefício do investimento e o quão está disposto a investir em algo que potencialmente não terá o retorno desejável em 1 ou 2 anos.

É por aí pessoal, estou aqui hoje apenas compartihando o fato do nascimento desta nova certificação, não estou vendendo ou recomendando que você faça, trata nada mais nada mesmo que um post de “awareness” acerca de algo que pode vir a ser um grande certificação no futuro…..ou não🙂

Abraços e sempre façam este “self assessment”!

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to Uma Nova Certificação no Mercado

  1. Daniel Donda says:

    Muito boa a dica do “self assessment” Obrigado

Leave a Reply

