Proteção em Ambiente Híbrido

No meu último post falei que a identidade é o novo perímetro e isso continua sendo reforçado após ler o novo relatório de brechas de segurança da Verizon (2016) onde é mostrado que 63% das brechas ocorrem devido senhas roubadas, senhas fracas ou senha padrão (sim, isso é sério). Abaixo o gráfico que tem uma amostragem dos tipos de ataques no âmbito de 1429 incidentes analisados:

Verizon

(Origem: http://www.verizonenterprise.com/verizon-insights-lab/dbir/2016/)

Esse problema pode tornar-se ainda mais complicado quando precisamos integrar os recursos on-premises (na rede corporativa da empresa) com recursos na nuvem, o que chamamos de ambiênte híbrido. O problema muitas vezes fica na forma de integrar os diretórios e na forma de habilitar usuários a utilizarem SaaS apps sem ter que digitar senha novamente.

Em um ambiente IaaS, onde a empresa faz uso de VMs na nuvem para consumir recursos, é primordial que a proteção do ambiente aconteça como um todo. E visando principalmente esse cenário é a Microsoft disponibilizou o Operations Management Suite (OMS) Security and Audit Solution. Fazendo uso desta suite você poderá monitorar VMs que vivem no Azure, no AWS e no seu ambiente local. Não só monitorar do ponto de vista de saúde (funcional ou não), mas também no ponto de vista de segurança.

Ontem demos um passo importante que foi o lançamento de novos artigos que cobrem as capacidades desta solução. Tive a oportunidade de trabalhar com PMs e Desenvolvedores da Microsoft Israel (onde fica o time de Produto) para simular alguns ambientes de ataque e colocar esta documentação disponível para o público. Abaixo o link para os três primeiros artigos:

Teste o OMS Security and Audit Solution, comece pelo “Getting started guide” e faça alguns testes no seu ambiente. Qualquer feedback acerca da documentação, pode mandar direto para mim (comentando abaixo ou direto no artigo).

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s