Prova de Arquitetura de Soluções com Microsoft Azure

Ontem fiz a prova 70-534 Architecting Microsoft Azure Solutions e fui aprovado, porém fazia muito, mas muito tempo que não fazia uma prova Microsoft tão difícil. Depois de passar em CISSP, CASP e outras provas que considero super complicada, as provas Microsoft ficaram mais simples do ponto de vista de dificuldade, pelo menos na minha opinião. Ano passado fiz a 70-533 Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solution e passei com mais folga, afinal era implementação.

Agora a grande dificuldade desta prova 70-534 é a diversidade do assunto, que tem um escopo enorme e você pode se deparar com questões de melhores práticas no planejamento/desenho da solução, como qual a melhor opção de storage em Azure escolher para um determinado cenário – que por sua vez são 3), até completar um script PowerShell para instanciar uma VM. Devido ao este escopo “broad” e o raciocínio baseado em cenários, é que a prova complica.

Mas já faz um tempo que venho batendo nesta tecla de que no dias de hoje, o especialista (deep dive) tem um valor bem menor que no passado, hoje o conhecimento broad com áreas de especialização é o que vai contar mais. Em 2011 eu e o Tom Shinder já começavamos a escrever soluções de nuvem baseado em melhoras práticas de desenho, e confesso que no começo foi complicado escrever este tipo de artigo, pois você praticamente tinha que fazer a engenharia reversa do problema para originar as perguntas. Em 2012 gravamos uma série de entrevistas para o TechNet Radio falando sobre esse processo e em 2013 apresentamos no TechEd Northamerica uma palestra específica sobre desenho e arquitetura de nuvem. Tudo isso me ajudou na criação deste background e na criação desta lógica, o que fez diferença ontem.

Eu particularmente não tive muito tempo para estudar, então apenas li o livro Exam Ref 70-534 Architecting Microsoft Azure Solutions da Microsoft Press. Como eu tinha que fazer essa prova logo (devido a uns projetos que estou participando) não tive tempo de assistir ao MVA que prepara para esta prova, mas recomendo que você assista caso tenha tempo. Com o MVA e o livro eu acredito que você vai ter sucesso na prova, agora a dica maior que fica é essa aqui:

image

Arquitetura de soluções é importante e primordial nos dias de hoje, então se você está acostumado apenas a escovar bits e resolver problemas específicos, abra seus olhos e reveja seus conceitos. Provavelmente terá que sair da zona de conforto para abraçar esta nova realidade, mas é assim que evoluímos e continuamos melhorando. Por falar em Arquitetura, estarei no MVP Summit que vai acontecer em Redmond na primeira semana de Novembro, irei palestrar justamente sobre este tema: a importância da arquitetura de soluções.

Boa sorte na prova!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s