Solução de perímetro, hora de deixar a ficha cair…

Estranhamente nos últimos dias venho recebendo vários e-mails com uma pergunta em comum: O TMG de fato foi descontinuado? Bem, não entendo o motivo da dúvida tendo em visto que isso foi anunciado a mais de um ano atrás e o cenário não mudou, foi descontinuado mesmo. Muita gente vem questionando se o Web Application Proxy (WAP) é a substituição do TMG e a resposta é não, na realidade você continua tendo que ter um Firewall na frente do WAP, conforme mostra o cenário de exemplo abaixo:

image

Eu entendo a frustação dos amantes do TMG, acredite eu sou um deles, afinal vi o produto crescer, fui co-autor do livro de TMG e venho trabalhando com este produto deste o Proxy 2.0 (ainda tenho minha certificação neste produto). O TMG 2010 é um produto robusto, fácil de trabalhar e suporta a grande maioria dos cenários que temos hoje em dia no mercado, com isso é totalmente normal que você continue usando esta solução para seu negócio. Porém, é importante lembrar os seguintes pontos:

  • TMG não é suportado no Windows Server 2012 e nem no Windows Server 2012 R2
  • O suporte mainstream do TMG termina em Abril de 2015
  • Os serviços de Web Protection do TMG terminam 31 de Dezembro de 2015

Nota: Suporte extendido do TMG vai até Abril de 2020

Em suma, você não precisa correr para substituir o produto amanhã, mas se um dos seus objetivos é migrar toda plataforma para Windows Server 2012 (our R2), então o TMG vai ter que ficar de fora.

A minha colega Deb Shinder, MVP e que também mora aqui no Texas escreveu uma série de artigos falando sobre “a vida depois do TMG”, aqui o primeiro, vale a pena a leitura.

Anúncios
Esse post foi publicado em tmg e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s