Sucesso com o Estudo à Distância

Hoje o tema do meu post não é diretamente ligado à segurança da informação, mas ao sucesso no estudo e ensino a distância. Minha primeira experiência oficial no estudo à distância veio em 2004 quando me inscrevi no MBA da FGV, conclui o mesmo em 2006. Até então eu era bastante tradicional, até mesmo porque antes de vir para os Estados Unidos eu tinha sido Professor da FGF (Faculdade Grande Fortaleza) e também instrutor de cursos oficiais Microsoft por muitos anos, então era um pouco difícil para eu aceitar que a figura do Professor em sala de aula poderia ser dispensada. Eu estava errado! O MBA da FGV foi perfeito, uma excelente experiência, o que me fez dar credibilidade a plataforma. Desde aí eu já fiz Pós-Graduação pela UGF e agora estou no mestrado pela UTICA College que está fisicamente localizada em New York, porém eu só preciso ir lá duas vezes durante o curso (que acabo ano que vem). Eu nem vou citar aqui as vantagens globais de se fazer um curso online, pois isso já é extremamente bem divulgado, inclusive um excelente artigo sobre isso pode ser obtido aqui. Até agora todas as experiências online estão sendo fantásticas, não tenho nada a reclamar.

Porém é importantíssimo salientar que para que eu tenha sucesso nestas classes, é necessário:

  • Manter uma agenda fiel de estudos semanais (pois nem sempre é possível estudar diariamente)
  • Manter-se atualizado com o que se passa nos fóruns do curso. Geralmente os cursos (principalmente os cursos acadêmicos tem fóruns semanais onde os alunos precisam postar todos os dias um comentário).
  • Estudar e pesquisar sem esperar pelo instrutor
  • Ser ativo durante as aulas ou reuniões online onde você tem a chance de interagir com a turma e com o Professor/Instrutor. Alguns cursos não tem aulas diárias ou semanais com o Professor, as aulas são agendadas, às vezes uma vez a cada 15 dias. Faça muito proveito desta aula.

Estas quatro regras básicas podem ser o suficiente lhe trazer sucesso no acompanhamento do curso e na conclusão do mesmo. É por isso que acredito que experiências em cursos online ou à distância vão variar muito de acordo com o aluno, pois ele no final acaba tendo muito mais trabalho do que no curso presencial. Até mesmo por que ele precisa ter disciplina, e sabemos que isso não é para todo mundo.

Enquanto esse foi meu lado aluno neste tema, tem também o lado instrutor. Recentemente ministrei um curso de Security+ pela Clávis Segurança.O curso tinha aulas ao vivo e foi bastante legal a participação dos alunos perguntando e interagindo. Ao final do curso os alunos recebiam um voucher para fazer o exame de Security+ e para minha felicidade ontem um dos alunos me enviou um email dizendo que passou, trata-se do colega Saimon Vieira. Receber o e-mail dele citando as dificuldades e como ele estava feliz em ter passado foi algo extremamente gratificante. Fiquei muito feliz em ter uma pequena parcela de contribuição nisso, pois tenho consciência que a vitória é única e exclusivamente dele, pois o esforço e a disciplina vieram dele. Parabéns Saimon!

Como instrutor deste curso foi possível para mim (através dos chats que ocorriam durante à aula) entender que o Saimon estava na lista dos ativos nas perguntas, questionamentos, exemplos, etc. Sem dúvida era notório que ele estava fazendo o dever de casa, assim como muitos outros. Mas isso para mim só ajuda a concluir minha tese que o sucesso do ensino a distância é um casamento entre uma boa infra-estrutura de aprendizado por parte da empresa que está ministrando, o que incluir não somente o instrutor mas também a experiência do portal somada com a disciplina do aluno de estudar, interagir, pesquisar e manter-se atualizado nas aulas.

Que venham mais notícias boas para meu inbox, ou melhor, se você foi meu aluno do curso de Security+ e passou na prova, deixe aqui seu depoimento🙂

Abraços e bons estudos!

This entry was posted in Certificação, Security+. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

