Agora conte a sua história….

Olá Pessoal,

O Carnaval no Brasil acabou e para muitos só agora começa o ano, porém sei que isso não é verdade para o pessoal de TI, até mesmo por que profissional de TI nunca dorme, apenas cochila. Mas hoje estou aqui para pedir que você compartilhe com a comunidade sua história a partir da seguintes perguntas:

  • Como a promoção Security+ para Todos lhe ajudou?
  • Você aprendeu algo novo?
  • Foi bom participar?
  • Gostou? Quais os motivos que lhe fez “curtir” esta promoção?

OBS: Apenas os participantes da promoção poderam participar deste depoimento.

Conte sua história baseado neste contexto (não apenas responda as perguntas) no comentário deste post, a melhor história (maior impacto) vai ganhar a coleção abaixo autografada por mim e pelo Tom Shinder:

Lembrando que eu só irei enviar esta coleção em Julho, quando eu estarei no Brasil Smile. Lembrando também que o vencedor da promoção Security+ para Todos pode adicionar seus comentários, mas não vai concorrer a esta coleção pois já ganhou o prêmio maior.

Grande abraço e uma ótima sexta pra todos !!

This entry was posted in promoção, Security+. Bookmark the permalink.

8 Responses to Agora conte a sua história….

  1. Henrique Pina says:

    Ano de 2002, 15 anos, roqueiro, e confesso, não muito comprometido com os estudos, digamos assim, “convencionais”. Uma mãe, incentivo era a melhor palavra para descrever. Uma indicação: “Meu filho, faça esse concurso do SENAI, é muito bom pra você!”…” Tudo bem mãe..”

    E ai tudo começou, dois anos de curso técnico em Telcomunicações. Com seis meses de curso e 16 anos de idade, já estava estagiando na sede da CHESF aqui em Recife, no setor de Telecomunicações da empresa. Época muito boa, aprendizado enorme, principalmente de noções de “como é um grande ambiente de trabalho”. Ao terminar o curso o estágio foi junto, mas tudo bem, seis meses depois, em junho de 2005 estava sendo contratado em uma empresa do ramo de Engenharia e Informática. Contrato temporário, somente seis meses mas com possibilidade de contratação efetiva. Passaram os seis meses e, bingo! Contratado! A partir dai passei por vários contratos em diferentes órgãos do governo como técnico alocado, sempre aprendendo coisas novas, depois internamente no setor comercial trabalhando com projetos de infraestrutura (física mesmo, cabeamento!!), especificações técnicas de editais e etc.

    Foi a partir daí que percebi que me interessava mais quando os projetos envolviam algum tipo de “servidor”. Servidor de CFTV rodando Windows Server , Servidor de armazenamento, os próprios servidores da empresa já estavam sob minha guarda e manutenção (maldito pirâmide!!).

    Bom, já que o interesse é esse, vamos atrás!! Como não tinha um “norte”, fui procurar um, e para isso decidi que precisava fazer um curso. Comecei em 2006, no finado ITECI, fazendo dois cursos de Linux: Iniciando e depois o Avançado com um grande profissional que até hoje é meu amigo, Moisés Benigno. Continuei trabalhando e gostando, porém ainda não estava com o foco que queria. Então por volta de maio de 2009 fiz dois cursos Microsoft na Lanlink (2274 e 2275), preparatórios para prova 70-290 do Server 2003. Foi minha primeira certificação, alegria enorme e vontade maior ainda de focar e trabalhar diretamente na área. Não lembro exatamente, mas acredito que dois meses depois fui relocado para um contrato onde tive oportunidade de ficar “administrando a rede”, mas tudo muito superficial, até que em Fevereiro de 2010 surgiu uma oportunidade de Administrar uma rede, na empresa Santa Clara planos de Saúde. Fui e mergulhei de cabeça, aprendi demais no ambiente e também testei muitas coisas, foi o meu primeiro ambiente de tamanho considerável, uma sede com relação de confiança com a matriz em Fortaleza (a empresa havia sido comprada pela Hapvida), 18 unidades locais interligadas via rádio e fibra óptica, todas fechando túneis VPN com um firewall Linux, cerca de 30 servidores, appliance Fortinet e etc.

    Com um ano de empresa, fui indicado (pelo meu professor da Lanlink, que acabou virando um amigo também: Rodrigo Cadete) para trabalhar na empresa em que estou atualmente, Bidweb Security IT, empresa do ramo de segurança, onde para mim foi ótimo, nova oportunidade em que também estou aprendendo muito. Agora em Janeiro meu gerente pediu demissão para aceitar uma proposta e então fui convidado a assumir o posto e estou atualmente como Coordenador de TI.

    A maior ligação entre toda minha carreira profissional e o que essa promoção proporcionou para aqueles que participaram é: Crescimento profissional é diretamente proporcional a conhecimento.

    A competição leva todos ao estudo, estudo leva ao conhecimento, que por sua vez leva ao crescimento profissional. A fórmula é simples e conhecimento sempre vai existir. Sempre haverá algo a se aprender.

    Mais uma vez: Parabéns pela iniciativa de vocês dois, Yuri e Alberto!

  2. Caro Yuri,

    Trabalho na área de Tecnologia da Informação aqui em BH e estou sempre buscando informações sobre Segurança da Informação. Sou Pós-Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela PuC Minas. Após fazer algumas pesquisas nos sites da Microsoft,encontrei o seu blog e posteriormente passei a segui-lo no Twittter.

    Gostei muito do conteúdo do site e principalmente fiquei interessado em tirar a certificação, para tanto comprei na última semana o seu livro, o qual já vinha namorando a algum.

    Mesmo não tendo conhecimentos profundo em segurança, achei muito boa a iniciativa da promoção Security+ para Todos , pois com la poderia testar o meu nível de entendimento acerca de alguns assuntos e principalmente aprender. Gostei muito do videos com as explicações sobre as respostas das questões.

    Aprendi ainda que se quiser obter sucesso na prova de certificação, terei que estudar bastante e principalmente aprender a responder as questões conforme as dicas que você passou.

    Concluindo acho que este tipo de iniciativa é excelente pois valoriza os conhecimentos dos profissionais, abre-se um canal de compartilhamento e principalmente dissemina conhecimento e informação sobre um tema tão relevante e que na maioria das vezes não tem o devido tratamento.

    Aproveitando informo que nesta semana, segunda-feira, recebi o livro que adquiri na semana passada. Estou adorando o conteúdo e parabenizo a toda equipe pela qualidade do mesmo.

    Parabéns pela promoção e espero que venha novidades por ai.

    Abraços.


    Henrique A. dos Santos
    Pós-Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação
    Universidade PUC Minas
    Belo Horizonte/MG

  3. Manfred Reginato de Souza says:

    Caro Yuri,
    Janeiro de 86, eu era um rapaz de uma pacata cidade do interior de São Paulo. Recebi a oportunidade de estudar na capital do Paraná – “Curitiba”. Um ano após, já frequentava as aulas do curso de Engenharia Florestal da UFPR. Foi um tempo de muito aprendizado de vida para mim. Praticamente um cardápio interminável de opções me foi apresentado, áreas do conhecimento que eu nem se quer ouvira falar acabei por ter acesso. Foi um choque muito grande. Tive acesso ao primeiro computador através de uma bolsa de iniciação cientifica, por acabar apresentando maior desenvoltura no manuseio do mesmo, acabei me tornando seu principal usuário. Tratava-se de um XT 286 com monitor de fosforo verde, e uma unidade de disquete de 5 e ¼. Por ter acesso ao laboratório, muitas vezes em passa a noite toda diante desse micro, produzindo textos, criando programas com o poderoso BASIC, ou simplesmente aprendendo manusear os aplicativos de produtividade da época: WORDSTAR, VISICALC, SUPERCALC, e por ai vai. Tornei-me monitor também do laboratório de informática do curso.
    Dai pra frente a informática passou dar a direção na minha vida profissional. Comecei a dar aulas de cursos básicos em diversos centros de treinamento. Num desses centros conheci um profissional que possuía certificação Microsoft. A ideia de poder comprovar meus conhecimentos mais formalmente, me entusiasmou. Fui até uma livraria técnica e comprei o Resource Kit do Windows 95. Era um livro, que como costumava dizer, parava em pé. Eram mais de 1000 páginas de puro conhecimento. Levei um ano inteiro estudando aquele conteúdo todo, até que me senti seguro para realizar a prova em fevereiro de 98. O sentimento de segurança acabou quando eu entrei na sala de teste e comecei a responder as questões. Eu simplesmente suava frio, mais para minha felicidade fui aprovado de primeira. Dai pra frente certificação passou a ser um dos meus objetivos. Ingressei em uma empresa Partner Novell, o que me levou a focar nas carreiras do NetWare. Tornei-me CNA, CNE e Especialista em Business Strategist e Intranet Manager pelos idos de 1999. Fui então para uma Solution Provider, retornando meu foco nas certificações Microsoft. Em 2000 eu era MCSE em NT 4.0, em 2002 MCT e em 2003 era MCSE em Windows 2000. Passei por um período de bastante atividade junto a comunidade, chegando a participar de alguns TTTs. Por conta dos caprichos da vida tive que arrefecer meu envolvimento por um bom período de tempo.
    Em 2009 retornei a Universidade Federal do Paraná para iniciar o curso de Engenharia Elétrica com Ênfase em Circuitos Embarcados, como se trata de um curso noturno, consegui conciliar com as atividades profissionais. Porém o curso é longa duração, serão 6 anos(no mínimo) de pura emoção.
    Em 2011 retomei meu projeto de certificação tirando o MCTS. Comecei a novamente me aproximar da comunidade de IT-PROs e nessas incursões descobri um profissional brasileiro que estava na Microsoft dos EUA especialista em segurança. Pensei comigo. Quem é esse Yuri Diogenes? Descobri. Poxa o cara é fera, representa com muita dignidade o nosso país lá fora e, além disso, um cara muito humilde. Tive a oportunidade de vê-lo pessoalmente apresentando duas seções no TechED 2011. Não me esqueço de um conselho que ele deu na sua última palestra, já no encerramento dos trabalhos em meio a alguns participantes se retirando da sala. “Aproveite tudo o que está sendo oferecido nesse evento pelos palestrantes, aproveite até o último minuto, eu se fosse vocês sairia daqui quando as faxineiras estiverem começando a limpar o salão”.
    Passei a acompanhar o seu trabalho pela internet, site, blog e twitter. Além de muitas dicas e informações, fiquei sabendo da promoção Security+ para Todos, e não pensei duas vezes. Vou participar. Aguardava com ansiedade a postagem das perguntas, procurava responder criteriosamente e no dia das postagens das respostas aprendia muito. Valeu cada rodada, acredito que todos recebemos o premio maior que foi o conhecimento.
    Eu não vou esconder a minha alegria, pois afinal ganhe tanto o livro com o desconto do treinamento, e isso vai ficar para sempre na minha lembrança.
    Quero agradecer ao Yuri Diógenes e ao Alberto Oliveira pela iniciativa dessa promoção que nos permitiu ampliar nosso conhecimento sobre esse tema sempre presente na vida de profissionais de TI, “Segurança”. Gostaria também de agradecer a demais participantes pelo diligente empenho e acima de tudo gostaria de agradecer a Deus, que ao contrário de que muitos dizem por ai, nos estimula e aconselha a amarmos o conhecimento.
    Manfred Reginato de Souza
    Analista de Suporte de Redes Pleno
    Ministério da Saúde
    Curitiba/PR

    • Henrique Pina says:

      Ta ai mais uma coisa legal que aconteceu nessa promoção! Poucos dias depois estava em um webcast sobre as novidades do Hyper-v 3 e eis que vejo entre os participantes um tal de Manfred. Ahh…vou falar com ele!! hehe Trocamos contato e agora tenho mais um amigo da área! Valeu Manfred!!

  4. Gladstone Cruz says:

    A promoção Security+ para todos foi de grande avalia para meus estudos preparatórios não só para a certificação, mas, também para a vida real no que diz respeito à segurança da informação. Com o livro e a promoção security+ consegui dar inicio as politicas de segurança da empresa onde trabalho além de debater com mais firmeza sobre alguns assuntos e o que é melhor, aprendi muito sobre esta área que eu AMO!
    Foi muito bom participar da promoção, pois me instigou a lê mais, pesquisar mais e estudar mais, além do “friozinho” na barriga que era esperar pra saber se as respostas estavam corretas, e a cada questão acertada era uma comemoração como se fosse um golaço do Brasil em final de copa do mundo contra a Argentina.
    A promoção foi muito legal desde a iniciativa até o final, achei muito bacana a forma em que você Yuri usou para passar as respostas de cada questão. Curti muito a sua paciência, atenção e respeito que demonstrou para com os participantes. A promoção pra mim foi um sucesso, apesar de não ter ganhado o livro para presentear o meu amigo de faculdade, eu aprendi bastante com você e com a promoção em parceria com a TruSec.
    Muito obrigado!
    Gladstone Cruz.

  5. Grande Yuri! Eu, como acredito a grande maioria dos profissionais de TI, comecei na área de suporte. Ainda sem saber muito bem que “área” gostaria de seguir dentro de TI, afinal de contas, TI entrou na minha vida “por acaso”. Meus pais haviam se mudado para Boa Vista e na época somente eu e meu irmão ficamos morando em Manaus. Estava no segundo perído de faculdade de desenvolvimento de software (não era muito bem o que eu queria, pois nessa época só tinha faculdade voltada para desenvolvimento, mas confesso que também não sabia muito bem o que queria). Tinha apenas 17 anos quando um vizinho tocou a campainha de casa e eu havia praticamente acabado de acordar quando ele disse que sua prima trabalhava em uma empresa que estava precisando de alguém que conhecesse sobre internet. Pensei então: “Ora, isso eu conheço, afinal de contas passo madrugadas acordado no IRC e surfando na web, posso ensinar algumas coisas para alguém (eheheheh)”.
    Entrei como estagiário nesta empresa para “monitorar” um cybercafé e ensinar como navegar na web, projeto interno desenvolvido pela empresa para levar acesso à internet para os funcionários da linha de produção.
    Foi a partir dai que um GRANDE amigo meu, que INFELIZMENTE faleceu no ano passado, que trabalhava na área de TI desta empresa perguntou se gostaria de trabalhar com eles, prontamente eu disse que sim! Sem mesmo saber para que servia o comando PING, que mais tarde ele me ensinou. Esse cara, junto com outro GRANDE amigo meu, me passaram todos os conhecimentos que eles tinham, e, eu realmente comecei a aprender e fiquei com mais vontade de buscar conhecimento. Eu não queria somente saber que o PING podia ser usado para testar comunicação, eu queria saber como ele fazia isso. Após anos trabalhando e aprendendo muito com eles, eu fui para outra empresa (longa história, fica pra outro dia🙂 ), onde eu tinha que decidir entre alguns firewalls que estavam sendo pretendidos por essa empresa. Eu tinha alguma noção de segurança, mas não era meu forte, tinha um outro colega que conhecia bastante, e tínhamos calorosas discussões entre *nix VS Microsoft, e com isso também aprendi muito, porém nunca tinha configurado (mão na massa) nenhum firewall. Foi então que peguei o MOC do ISA Server 2004, que havia feito curso alguns anos atrás e comecei a ler sobre o ISA.
    Nessa época, tinham acabado de lançar o ISA 2006, então instalei-o em uma máquina e comecei a configurá-lo e percebi que o produto era bem amigável e fácil de configurar. Mas, isso não bastava para mim, foi então que entrei em um site de ótima reputação (www.isaserver.org) e percebi que além desses atributos que o ISA tinha, ele também era MUITO seguro e passei a ajudar/aprender nos forums, e, para encurtar a história, acabei me tornando Microsoft MVP neste produto.
    Quando vi que teria uma promoção para ganhar o livro de Security+, eu pensei, vou participar e vamos ver como evolui em termos de segurança com a experiência adquirida através dos anos, sem fazer nenhum curso específico ou ler nada tão profundo em termos de segurança.
    Confesso que ainda preciso estudar bastante para me tornar um profissional especialista em segurança. Mas, o que mais me interessou foi que o gabarito não era somente postado e pronto, tiveram o cuidado de explicar os “porquês” de cada resposta e isso é o que mais valeu a pena, pois dessa forma pude compreender alguns conceitos que não sabia ou que estavam nebulosos na minha cabeça, e, também confirmar outros! Isso me dá mais um incentivo para continuar buscando mais conhecimento. E participar de quiz como estes é sempre bem-vindo para mim, pois é a chance de aprender muito mais.
    Essa iniciativa realmente foi muito boa da TrueSec com o Yuri, espero que outras como esta também aparecem no futuro!

    Atenciosamente,
    Paulo Oliveira.

  6. Pingback: Security+ Para Todos – Obrigado pela Participação | Yuri Diogenes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s