Construindo o Windows 8

Em 2008 tive a oportunidade de participar do Projeto Forefront TMG MBE, onde acompanhei todo o ciclo de desenvolvimento, testando e provendo feedback. Em seguida, em 2009 o ciclo se repetiu com o Forefront TMG 2010 e foi justamente durante este período que escrevemos o livro Forefront TMG 2010 Administrator’s Companion pela Microsoft Press. Nestes dois projetos minha participação foi mais relacionada a testes e suporte de clientes beta.

Apesar de estar na Microsoft por quase 6 anos essa vai ser a primeira vez que tenho participação no processo de desenvolvimento de uma sistema operacional. Agora de uma forma totalmente diferente que tive com o TMG. Agora minha função é documentar algumas das caracaterísitcas de segurança do Windows 8. Trabalho diretamente com os desenvolvedores e Feature PM (Gerentes de Projeto para uma determinada característica do produto) para entender o que tal funcionalidade faz e como devemos documenta-la. Tenho acesso as Specs (especificações da característica do produto) e procuro verificar quais são os pontos que precisam ser documentados do ponto de vista de funcionalidade e mantendo sempre a segurança em mente (como implementar de forma segura).

Venho trabalhando com o Windows 8 desde que ele ainda estava em M2 (Milestone 2) e venho vendo a evolução da cada build interno. Trabalhar próximo aos desenvolvedores e diretamente afetar a forma com que eles pensam a respeito da segurança do produto é algo fascinante. Porém o trabalho não se resume a documentar, mas também fazer revisão de interface e testes. A importância da experiência acumulada se revela neste momento, devido a ter aprendido tanto nestes anos trabalhando com suporte, hoje fica mais fácil entrar em uma reunião com desenvolvedores e PMs e justificar por que a alteração de tal opção na interface é importante do pontos de vista de clareza, suportabilidade e experiência do administrador. Essa parte do trabalho é fantástica!

Hoje a Microsoft vai revlar muita coisa no Build, e apesar de eu não estar lá, fico feliz em saber que muita coisa que escrevi já está compilada e é parte do Help (F1) do Windows 8. Outras coisas não fazem parte do código mas vão estar disponíveis para clientes (white papers) de uma das tecnologias que tenho a responsabilidade de documentar (ainda não posso dizer o nome). Este com certeza é um dia especial, mas o ciclo de desenvolvimento continua. Enquanto o mundo fica maravilhado com o Windows 8, daqui a pouco o time de iX (Information Experience) tem uma reunião para alinhar os próximos passos do projeto W8.

Acompanhem Windows 8 no Twitter @BuildWindows8 e no site http://www.buildwindows.com

Nos vemos em breve no TechED BR! Por falar nisso, vocês que perderam a reunião de ontem poder ver os slides no site do Fabio Hara.

This entry was posted in segurança, windows 8. Bookmark the permalink.

4 Responses to Construindo o Windows 8

  1. iisbrasil says:

    Muito bacana Yuri!!! Parabens!!!!!

    Erick

  2. Rogerio Marchetti says:

    Cara parabens para você, Hara e toda a equipe da Microsoft realmente vocês fazem um trabalho excelente e imagino como você está se sentindo trabalhar em uma equipe dessas é realmente oo sonho de 90% dos geeks e durante um tempo foi o meu também o windows 8 realmete está muito lindo tenho certeza de quem ri por ultimo ri melhor e que a Microsoft ainda vai desbancar muita empresa de S.O.

  3. Obrigado Eric e Rogerio pelas palavras !!! Grande abs.

  4. yrezende says:

    Livro fantástico. De extrema utilidade!
    Parabéns Yuri

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s