Os Perigos do Download Ilegal de Conteúdo Digital

Hoje em dia com a velocidade de download da Internet e com a grande oferta de softwares “free” para download de conteúdo como por exemplo o E-mule, as pessoas esquecem das fronteiras entre o legal e o ilegal. Isso na realidade não vem de hoje, mas com certeza esta acessibilidade difundida pela própria Internet causa efeitos colaterais.

Alguns dias atrás, estava analisando um computador de uma pessoa que reclamava de lentidão ao acessar a Internet em diferentes momentos do dia. O computador deste usuário tinha um software de antivirus que já estava desatualizado e aparentemente não achava nenhum tipo de malware. Instalei o MS FCS (Forefront Client Security) que tinha no meu drive USB de primeiro socorros (inclusive tenho que atualizar este drive USB para usa MS Security Essentials – o Free que funciona e tem suporte). Ao instalar este software local veja o que ele achou:

image

Note que o arquivo código malicioso está embutido em uma das partes de um conteúdo que está sendo baixado pelo “inofensivo” eMule. Trata-se do TrojanClicker:ASX/Wimad.gen!H que apresenta um risco alto para o usuário segundo a definição da Enciclopédia de Segurança da Microsoft (consulte este link).

É por isso que um inofensivo MP3, muitas vezes pode conter este tipo de código malicioso que ao ser executado (através do uso do Windows Media Player), tentará conectar-se a um site para execução de um código malicioso. Como se não bastasse, está infringindo as leis de direitos autorais por uso indevido da música, o usuário ainda corre o risco de infectar o computador dele e com isso ter comprometimento dos dados. O preço de ouvir música sem pagar pode ser mais caro que comprar um CD.

Outro exemplo recente foi em uma conversa com um conhecido meu que falou: rapaz ontem baixei seu livro de UAG em um site de livros “free”. Achei estranho a conversa, pois o livro não está livre para baixar. Avisei que possívelmente ele foi vítima de algum site que está distribuindo indevidamente o livro e que eu não o encorajava a usar esta cópia ilegal. Ele me disse que ainda não havia aberto o arquivo, mas que o mesmo demorou um tempão para baixar, era quase 1GB. Aí o susto foi ainda maior, pois o livro não tem mais que 20MB em formato PDF. Ele disse que era 1GB em formato ZIP. Agora eu lhe pergunto: quais os segredos que um pacote de 1GB guarda para um usuário que deveria ter apenas 20MB? Com certeza boa coisa não é.

Fique de olho no que baixa da Internet, a próxima vítima pode ser você.

This entry was posted in download ilegal, malware, segurança. Bookmark the permalink.

2 Responses to Os Perigos do Download Ilegal de Conteúdo Digital

  1. O cara ainda tem a cara de pau de falar q baixou seu livro? TStststs.. Cada figura bicho q aparece!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s