Mudanças a Vista

Este mês fiz 5 anos como funcionário da Microsoft, todos estes 5 anos foram dedicados ao suporte de produtos Microsoft, trabalhando na organização chamada de CSS (Customer Services and Support). Comecei a 5 anos atrás no suporte para Plataforma para América Latina (LATAM). Lá trabalhei com plataforma Windows (Performance e Rede primariamente) e ISA (2000, 2004 e 2006). Em 2007 me mudei para área de segurança chamada de CSS Security. Lá fiquei focado no suporte a segurança de perímetro, dedicado a ISA e TMG. Foram 5 intensos anos nesta área, porém não fazem só 5 anos que trabalho com suporte, tudo de fato começou em 1999. Antes de 1999 atuava mais na área educacional ( como instrutor e autor de livros) e nos momentos livres também atuava como consultor independente.

image

Agradecimento da Microsoft quando um funcionário completa 5 anos trabalhando para empresa.

Desde 1999 na área de suporte aprendi muito, aprendi principalmente que profissionais tem “skills” diferentes. Algumas pessoas são excelentes didaticamente porém não tem conhecimento de como implementar a tecnologia que ensina, por falta de prática na maioria das vezes. Outros profissionais são extremamente qualificados para ensinar, implementar, porém não conseguem resolver problemas quando o produto que eles ensinam e implementam não funciona como deveria. A área de suporte é uma das áreas mais desafiadoras de se trabalhar, pois não tem meio termo, você precisa conhecer “inside and out” do produto para suportar aquela plataforma, por isso no CSS temos tantas especializações. Nestes 5 anos conheci um engenheiro que era especialista em NTFS, o cara recuperava coisas de uma partição NTFS com o uso da ferramenta “Disk Probe” de uma forma que ninguém mais conseguia. Conheci e trabalhei com pessoas brilhantes durante estes 17 anos de carreira na área de TI e principalmente nos últimos 5 anos de MS.

Apesar de passar meus últimos 11 anos dedicados ao suporte, procurei sempre fazer outras coisas que me tirassem da rotina do dia a dia. Foi por isso que em 2001 escrevi meu primeiro livro sobre Certificação Cisco, em 2008 comecei o projeto de co-autoria do livro de TMG, ano passado lancei mais 3 livros da linha Forefront pela Microsoft Press e este ano em Abril deverá sair o livro de Security+ a qual sou co-autor pela Editora Nova Terra. Diga-se de passagem que sinto muita saudade dos tempos de Professor, principalmente de lecionar em Faculdade. O ambiente acadêmico me entusiasma muito e guardo com carinho a dedicatória que meus alunos fizeram para mim na colação de grau deles em 2003, batizando a turma como “Pupilos do Diógenes” e também me escolhendo como Patrono.

image

Este tipo de homenagem não tem preço.

Mas todo este “retrocesso” é para dizer que semana que vem é minha última no time de Suporte de Forefront TMG. Estou indo em busca de uma outra grande paixão que tenho que é produzir conteúdo. Alinhado a produção de conteúdo continuarei na área de segurança, o que é perfeito, pois é a área que venho investindo mais tempo desde 2005. A partir do dia 14 de Fevereiro estarei trabalhando no time de Windows Security como Technical Writer. A maioria do time está em Redmond, porém eu irei continuar no Texas, provavelmente viajarei para Redmond com mais frequência. Este time é responsável por documentar as caracaterísticas de segurança do sistema operacional Windows, escrever artigos de prova de conceito e pesquisar sobre como as funcionalidades de segurança do Windows podem mitigar ameaças nesta área. Aqui um exemplo de onde provavelmente meus novos artigos serão publicados.

Continuarei advogando em nome do Forefront TMG, por vários motivos: porque trabalho com este produto desde a versão Proxy 2.0, porque me sinto no dever de manter o suporte aos leitores do livro e porque gosto e acredito no produto. Meu trabalho de escrever sobre o TMG no meu blog também deve ser mantido, porém com uma frequência menor tendo em vista que estarei full time dedicado a segurança de Windows. Meu último trabalho oficial para o time de Forefront TMG está agendado para o final deste mês em Redmond, onde irei palestrar para os MVPs de Forefront sobre Resolução de Problemas de Perfomance no TMG (deep dive). Meu último artigo oficial para o time de Forefront TMG também está agendado para ser lançado no dia 21 de Fevereiro, na próxima edição da revista TechNet Magazine.

Obrigado a todos que me acompanham devido ao meu trabalho com o ISA/TMG, espero que continuemos em 2011 a mesma parceria, porém agora também na área de segurança do Windows.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

16 Responses to Mudanças a Vista

  1. Jorge Barata says:

    Yuri, o sucesso e reconhecimento vem com o trabalho árduo e muito estudo, e nada mais justo que isso aconteça com profissionais como você, dedicados e apaixonados pelo que fazem.

    Parabéns pela nova conquista, meu amigo!

    Seu aluno e amigo, Jorge Barata

  2. sensacional sua trajetória. Muito mais sucesso agora. Você merece. Nos vemos em redmond. Abraços

  3. Fala mestre Yuri,

    desejo a vc toda sorte, pois competencia já tem! Tenho certeza que a equipe de segurança está ganhando um reforço de peso!

    Atenciosamente,
    Paulo Oliveira.

  4. yuridiogenes says:

    @Jorge – obrigado amigo. Me sinto muito orgulhoso que seu começo na área de TI tenha começa em uma sala de aula a qual eu era o Professor.
    @Eduardo – obrigado Eduardo. Com certeza agente se encontra em Redmond e espero que este ano também no TechEd BR.
    @Paulo – obrigado pelas palavras Paulo. Ponde continuar contando comigo para assuntos relacionados a TMG. Espero um dia lhe visitar em Manaus.

  5. Daniel Pires says:

    Sem comentários Tutor…foi muito bom ler este post…me fez lembrar conversas que tivemos no passado. Show de bola !!!!!!! You deserve it.

  6. yuridiogenes says:

    @Daniel – Obrigado Daniel, vc bem sabe a quanto tempo tinha isso como objetivo. Graças a Deus a execução do plano foi com sucesso. Abração amigo.

  7. Miguel Sales says:

    Tenho o orgulho de tê-lo tido como tutor na Lanlink. Não tive oportunidade de vê-lo com a mão na massa mas, baseado no professor que eu tive e nos artigos seus que já vi, eu fico muito feliz que a sua trajetória se mantenha na criação de conteúdo, assim mais pessoas terão oportunidade de usufruir do seu trabalho.
    Você inspira muita gente, não só pela sua desenvoltura profissional mas, principalmente, por ser sempre uma pessoa acessível, mesmo depois de todas as suas conquistas e das responsabilidades que tem adquirido ao longo do tempo.
    Espero que essa mudança seja boa pra você, porque para a Microsoft e o time de segurança com certeza será.

    Sucesso
    Miguel Sales

  8. yuridiogenes says:

    @Miguel – obrigado pelas palavras de apoio grande Miguel. Sem dúvida são palavras de apoio como essa que continuam a me inspirar a sempre buscar algo melhor, não só para mim, mas também para a comunidade de uma forma geral. Abração.

  9. Denis Kawaguchi says:

    Caro mentor Yuri,

    De minhas sessões de menthoring recebidas de um engenheiro de escalação em LATAM, chamado Yuri Diógenes, retirei uma lição: Persistir… E me parece que a persistência é a sua marca registrada mesmo.

    Profissionais como você deveriam ser fabricados em lotes e é muito bacana saber que o mesmo cara que já foi parceiro de trabalho e depois amigo obteve os êxitos que você obteve em seus projetos mais arrojados.

    Parabéns pela conquista e um forte abraço!

  10. yuridiogenes says:

    @Denis – Grande Denis. Você sem dúvida é um cara que me senti orgulhoso de mentorar, pois você não só aprende a parte técnica da coisa mas você também entende as mensagens nas entrelinhas. Obrigado pelas palavras e o suporte de sempre. BTW estou tendo surpresas (do ponto de vista de visão) interessantes ao ler o livro de Logosofia😉

    Abração

  11. Renato Krause says:

    Grande Yuri,

    Com certeza fará muita falta para o time de TMG. Mas acima de tudo um grande parabéns, espero que seja um grande desafio profissional e que ao fim de tudo possa estar degrais adiante na tua carreira que já é brilhante.

    Um grande abraço,

  12. Dilson Junior says:

    Yuri,

    Parabéns pelo novo desafio !

    Quando tiver viagem agendada para Redmond me avisa, que como estou relativamente perto, se eu puder dou um pulo lá pra conversarmos.

    Abraço,

    Dilson Júnior

  13. yuridiogenes says:

    @Renato – obrigado pelas palavras amigo e sabes que precisando de dicas sobre TMG, é só avisar🙂
    @Dilson – Fala cara, obrigado. Estarei em Redmond para palestrar no MVP Summit (ver http://www.2011mvpsummit.com ). Irei estar lá durante este período, depois me manda um email e combinamos algo.

  14. Cara Parabens por mais uma conquista ….. e Boa Sorte na nova jornada.

  15. Fábio Bonanato says:

    Parabéns Yuri!
    Você merece!

    Agora a dúvida…. Quem nos salvará quando o nosso TMG subir no teto? rsrsrsrsrs

    Um abraço e boa sorte no seu novo desafio…

    Fábio Bonanato

  16. yuridiogenes says:

    @Luiz – Obrigado !!
    @Fábio – Obrigado Fábio e não esquenta não que tem gente lá pra cuidar de vocês com certeza🙂 hehehe….grande abraço !!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s