O que esperar de 2014?

Minha última copa no Brasil foi em 2002, em 2003 me mudei para os Estados Unidos e em 2006 assisti a copa por lá. Que estranho foi trabalhar enquanto a seleção brasileira jogava, que estranho era passar pelas ruas e não ver as banderinhas nas calçadas, ver um país parar para ver sua paixão maior: o futebol. Desde aquela copa, quando perdemos para França, disse para mim mesmo: não assisto mais copa por aqui, época de copa viajo para o Brasil e vou curtir por lá. Esse ano, programei minhas férias para ficar aqui durante a copa, valeu a pena. Cada jogo era uma festa, cada jogo dava gosto de ver o povo vestindo as cores do Brasil, dava gosto de ver o Brasileiro patriota. Mas hoje, o sonho do Hexa acabou, para mim a tristeza maior não foi perder, a tristeza maior é ver o povo já tirando as bandeiras da varanda, falando mal, se sentindo envergonhado e deixando tudo de lado.

Me ponho a pensar por que nós Brasileiros não conseguimos de fato pendurar a bandeira o ano todo, exibir os símbolo da pátria em todos momentos. É a partir disso que começo a ver que nós não somos patriotas, somos apenas torcedores de futebol e isso me deixa preocupado acerca de 2014. Temos tudos para fazer uma copa ainda melhor que foi (e está sendo) a da África, mas será que vamos fazer? Será que seremos bons anfitriões? Espero que sim, pois em 2014, acima da seleção Brasileira estará o nome do Brasil como anfitrião de um evento desta dimensão, os olhos do mundo estarão virados para o Brasil, e bastará uma falha para que a imprensa mundial caia em cima. É aí que precisaremos provar que somos muito mais que torcedores apaixonados, somos um país que apesar de toda e qualquer dificuldade orgulha-se do que tem e quer trabalhar para fazer acontecer (sem cruzar os braços e esperar pelo Governo).

Conversando agora pouco com uma esposa de um amigo meu do Uruguai, ela dizia: sinto-me orgulhosa de ser Uruguai. Após falar com ela, vi na TV o pai de um jogador da Holanda (Robben) dizer: ganhamos do Brasil, o que mais poderia desejar na vida? Veja bem, o Uruguai não chega na semifinal a mais de 40 anos, e ouço a pessoa dizer que tem orgulho de ser Uruguaia. A Holanda está em festa não apenas por que foi para semifinal, mas por que ganhou do Brasil. Por que apenas agente não entende que somos grandes? Por que não podemos perder de cabeça erguida e dizer: somos grandes, caímos mas lutamos….por que de fato a eliminação de hoje foi bem melhor que a de 2006, principalmente pelo primeiro tempo que o Brasil fez.

Outro exemplo recente que tenho foi nas Olimpíadas de Inverno no Canadá. Muitos dos meus amigos no trabalho estavam seguindo os jogos e a final foi USA e Canadá. O USA perdeu a final, mas os americanos estavam lá, suportando os jogadores e orgulhosos do time e do que fizeram. Infelizmente o Brasil segue o velho ditado: se fizer 99% e não fizer 100% não adianta.  Por que não valorizamos nosso trabalho? nossos ídolos? Temos um tetra campeão mundial vivo, Zagalo….mas não damos a mínima de respeito para ele. Não respeitamos nem o Rei Pelé….não respeitamos os ídolos, só se eles não tiverem erros, se errarem já não prestam mais. Imagine se Maradona fosse brasileiro, provavelmente seria odiado, por todos erros pessoais que cometeu na vida, mas na Argentina ele é adorado pelo que ele fez pelo país quando era jogador. É triste, mas como dizia Tom Jobim: "no Brasil, sucesso é ofensa pessoal".

Que venha o Hexa em 2014 (ou não).

This entry was posted in Entertainment. Bookmark the permalink.

2 Responses to O que esperar de 2014?

  1. Alberto says:

    Onde assino?? Penso exatamente assim, Yuri. Comentei isso por várias vezes durante a copa. Para o brasileiro, não adianta ganhar. Tem que dar espetáculo. E se perder, é um Deus nos acuda. É uma pena, pois isso é apenas um reflexo de, como você bem falou, quão patriota o brasileiro é.[]’s

  2. Sim, fiquei muito triste de ver o pessoal tirando as fitinhas que enfeitam as ruas… Tenho ciencia quem nós não somos patriotas, mas nessa copa achei que foi um clima diferente, as pessoas estavam mais confiantes sabe… Eu ainda deixo a bandeira do brasil extendida na janela aqui em casa… Perdendo ou não ainda continuo sendo brasileiro e amando minha nação… Também sei q a culpa foi do Felipe Melo😛

Leave a Reply

