Terceiro Ano de Palestra em Fortaleza

Este ano ministrei minha terceira palestra em Fortaleza, que é um evento que procuro participar sempre que venho para o Brasil de férias. Em 2007 o evento foi no auditório do FB, organizado pelo amigo Emílio Mansur, onde o tema foi as inovações de Rede do Windows Vista. Em 2009 o evento foi sobre a versão beta do TMG 2010, organizada pela CoreSec e com apóio do SEBRAE.  Este ano a Microsoft de Fortaleza apoiou o evento em parceria com a CoreSec, SEBRAE-CE e SECRELNET. Bem, esse é o resumo dos últimos 3 eventos, mas não estou aqui hoje para falar sobre este histórico, e sim para ecoar o que o amigo Mansur escreveu no blog dele hoje.

Para a nova geração de profissionais de TI de Fortaleza acho que tornou-se muito comum os eventos oferecidos pela comunidade de TI local, como é o caso do Office-CE, sem contar o fato que a disseminação da informação é algo que está muito mais simples hoje do que era 10 anos atrás. Meu ponto aqui é que as vezes perdemos chances como citado pelo Mansur, sem perceber o que de fato estamos fazendo. Quando eu iniciei na área de informática (época do DOS 5.0) em 1993 o maior (e talvez único) evento de TI aqui era a InfoSol (é o novo) e era pago.  Eu como operador de computador na época nem ousava passar por perto, era tudo muito luxuoso, preço incompatível com o que eu ganhava na época, em fim…não dava para mim, pelo menos não em 93 ou 94. Tudo era muito difícil, naquela época existia um monopólio da informação, só os grandes sobreveviam, nada de Internet acessível para todos, na realidade Internet em Fortaleza ainda era algo não presente para os olhos de um mero operador de micro que passava o dia usando o QuatroPro e o DBASE III, salvando os arquivos no gigante disquete de 5 1/4.

Yuri, aonde você quer chegar com este momento nostálgico? O que quero falar aqui é que hoje Fortaleza cresceu, da gosto de ver a comunidade ativa de TI aqui. Comunidade essa que quebrou diversos paradigmas e descentralizou a informação, inclusive trazendo alguns eventos a nível de Brasil para a nossa terrinha. Porém nosso público ainda peca no cumprimento dos deveres, ainda peca em honrar os compromissos e ser pontual quando é preciso ser, por respeito ao próximo e ao colega que se esforçou para chegar na hora.  Na Segunda tínhamos 100 inscritos, porém apenas metade apareceu, mas isso não foi a primeira vez, ano passado tínhamos 170, só metade apareceu….em 2007, a mesma coisa.

É realmente difícil entender essa linha de pensamento: faz a inscrição, confirma e no dia do evento (gratuito) não aparece no evento. É claro que várias razões poderão existir, porém é possível notar nestes 3 anos de palestra que isso é padrão aqui em Fortal, infelizmente isso não deveria ser. Nosso público tem qualidade e potencial técnico, porém é preciso ter disciplina, até mesmo porque sem disciplina não se chega muito longe. Se você sonha em ir longe, comece a honrar seus compromissos, torne-se um profissional exemplar não somente no teor técnico, até mesmo por que o conteúdo técnico agente aprende, mas a postura profissional (que inclui honrar os compromissos) é algo que se ganha com o tempo, e é preciso praticar isso em todo e qualquer momento, é assim que você constroi sua reputação, confiabilidade e credibilidade. Veja bem, isso não é um puxão de orelha e sim uma dica de um amigo que deseja ver os conterraneos alcançarem os objetivos profissionais desejados.

O que me deixou feliz no evento foi ver profissionais que são extremamente ocupados, tirando um tempo para ir prestigiar a palestra. Amigos da área como Alvaro Neto, Linhare Rodrigues, Emílio Mansur, Herleson Pontes, Jorge Barata, Pablo Weyne, Flávio Simões, Thiago Everton, entre muitos outros que sei que correram muito para estar ali “on time”.  Eu sei que o trânsito de Fortaleza não é mais o mesmo que era quando eu sai daqui em 2003, mas isso não mudou da noite para o dia, ou seja, se você sabe que o trânsito pode estar ruim, então reserve um intervalo maior de tempo para ficar preso no tráfego…como você acha que funciona São Paulo? Os profissionais lá que devem horar seus compromissos reservão um tempo maior para chegar no destino, é assim que grandes metrópoles funcionam e Fortaleza está caminhando para este rumo. É preciso que você comece a se adequar a esta realidade, infelizmente não tem por onde correr, até mesmo por que a tendência do trânsito de Fortaleza é piorar.

Mas uma vez o meu muito obrigado a todos que foram no evento, que tiraram 1 hora do dia corrido para honrar um compromisso estabelecido.

Até a próxima.

Yuri Diogenes

This entry was posted in Computers and Internet. Bookmark the permalink.

One Response to Terceiro Ano de Palestra em Fortaleza

  1. Gostei muito da última e estarei na próxima.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s