A prova de fogo para o Brasil no campo de segurança Cibernética está chegando

Com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 o Brasil vai ter que investir não somente em infra-estrutura de aeroportos, estádios, hoteis e estradas, mas também em Segurança da Informação. Em 2008 nas Olimpíadas de Beijim na China a infra-estrutura de TI das Olimpíadas da China foi alvo de 12 milhões de ataques por dia (BBC UK 2011), para as Olimpíadas de Londres está previsto 14 milhões de ataques por dia de evento (Chicago Tribune 2012) e para 2016? Será que iremos ter fôlego para 16 milhões (considerando um crecimento de 2 milhões por evento) por dia?

Ano passado o TOC (Technology Operation Center) das Olimpíadas de Londres já estava passando por testes de simulação de ataques. Claro, isso não veio do ano passado para cá, com certeza o planejamento para mitigar os vetores de ataque é algo que vem ocorrendo a tempos. Sem contar as lições aprendidas nas Olimpíadas passadas. Temos praticamente 2 anos para Copa e nesta minha passagem pelo Brasil neste mês de Julho vi que falta muito, mas muito mesmo para se dizer que a infra-estrutura básica está pronta para receber um evento desta dimensão.

Meu receio é justamente esse, se as coisas que são visíveis para população atrasam e não se mostram prontas para receber tal evento, imagine só as coisas que estão por trás dos bastidores. Será que está havendo investimento necessário neste aspecto?

Como Brasileiro eu fico na torcida que tudo se resolva, nem que seja nos 45 do segundo tempo, momentos antes de começar o evento, mas que se resolva e possamos fazer bem feito. Mas não posso deixar de expressar minha profunda preocupação com tudo isso, principalmente no que diz respeito a segurança da informação.

About these ads
This entry was posted in segurança. Bookmark the permalink.

One Response to A prova de fogo para o Brasil no campo de segurança Cibernética está chegando

  1. Yuri, infelizmente está faltando muita coisa para ser feita e o dinheiro continua saindo pelo ralo. A situação atual é um pouco melhor mas existe o receio do passivo ue estes eventos vão deixar. Triste porque vemos que se continuar desta forma teremos sérios problemas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s